terça-feira, abril 24, 2007

bye, bye democracia

Dêem uma espiada nisto. Tirei lá do De Gustibus.
Explica muita coisa da onda autoritária que arrasa a América Latrina.

segunda-feira, abril 23, 2007

Décadence avec élégance

"Direita" e "esquerda" moderadas no segundo turno das eleições presidenciais francesas. Com exceção talvez da política de imigração, para todo o resto vai dar mesma ganhando o conservador Sarkozy ou a socialista Royal. Será? A não ser que Sarkozy decida dar um "choque de capitalismo" naquele que é hoje um país economicamente decadente.

Um exemplo da decadência foi dado pela Sônia Bridi no JN da semana passada. Mostrou o caso de uma brasileira que procurava apartamento para alugar em Paris há meses. Acabou alugando um, um pouco maior do que uma casa de cachorro: 20, isso mesmo, 20 metros quadrados! E por mil euros por mês! O banheiro e a cozinha eram um cômodo só. Tem que entrar de costas pra sair de frente!

Ué, dirão vocês, mas isso é sinal de que o mercado está "aquecido"! Nein, nein. O investidores simplesmente não se arriscam a construir novos prédios simplesmente porque as leis de aluguel lá são francamente favoráveis aos inquilinos. O cara atrasa o pagamento aluguel durante meses e não acontece nada. Para despejar o cidadão é uma batalha!

Perdoem-me o exagero, mas isso dá uma certa medida de como o estado engessa as relações comerciais na terra de Votaire. O estado quer tanto proteger os pobrezinhos indefesos que acaba por prejudicá-los, ao interferir de forma danosa na oferta de bens. O estado mantém ainda um pacote generoso de benefícios sociais que, mais cedo ou mais tarde (e aí pode estar a diferença entre Sarkozy e Royal - a rapidez de algumas reformas) serão reduzidos drasticamente para que a economia volte a engrenar. Só assim será possível gerar os empregos necessários para incluir os pobres e as hordas de imigrantes que aportam por lá todos os anos. Emprego em vez de esmolão.

Mas duvido muito. Vão continuar aferrados ao estado super-protetor. Só Candido para acreditar em destino diferente.

sexta-feira, abril 20, 2007

Há dois anos

A última vez que vi meu pai lúcido foi no dia 20 de abril de 2005. Naquele ano, por estas horas, minha mãe e eu, no hospital, e meus irmãos, à distância, estávamos em plena agonia. A cirurgia cardíaca para colocar quatro pontes de safena e uma mamária começara às 15h em ponto e só terminaria à meia-noite. Sofreu um choque anafilático, disseram os médicos. Estou convencido de que isso não seja exatamente o que aconteceu, mas não há provas. Ele ainda resistiria 27 longos e penosos dias na UTI, até 17 de maio. Nesse período, tive que começar a trabalhar em um novo emprego e defender minha dissertação de mestrado. Não foi nada fácil. O tempo vai amenizando a dor, lentamente, mas a saudade do seu Cláudio... Quando o deixei no hospital, ele me abraçou muito forte, como uma despedida, mesmo.

quinta-feira, abril 19, 2007

A coisa não tem limite

A estupidez na televisão está longe de ser novidade, mas não consigo deixar de comentar dois exemplos rápidos.

O primeiro foi num programa matinal da Record. Uma daquelas apresentadoras bonitinhas começou a falar que, de tanto o homem agredir a natureza, ela acaba se vingando - ou algo assim. Eu fiquei só esperando pra ver o que vinha em seguida. Não, não, nada de desastre natural. Pasmem, ela estava se referindo ao crocodilo que arrancara o braço do tratador que o alimentava. Isso mesmo: o cara estava dando comida ao animal e a moça (e seus editores) viu nisso uma reação da natureza à "agressão humana"!! Sem comentários.

O segundo é não menos idiota. No Jornal Hoje, o apresentador entrevistou uma "especialista" sobre o massacre dos 32 estudantes americanos da Universidade Virginia Tech por um jovem perturbado. Ganha uma estrelinha do PT quem adivinhar qual foi a "explicação" da professora da PUC-SP para a insanidade cometida pelo jovem sul-coreano. Seguindo o catecismo esquerdopata, sapecou sem titubear que o problema é o modelo de sociedade nos Estados Unidos, baseado no capitalismo! Mais clichê, impossível!

Não, não, o garoto não era um doidaço simplesmente - ou, se era, era fruto da sociedade capitalista centrada no consumo. "Você é julgado pelo que consome", perspegou a dita cuja - ou algo muito parecido com isso. Como o maluco não tinha o mesmo nível social dos colegas, resolveu matá-los!!

Ou seja: os EUA abrem as portas do país para uma família sul-coreana que almeja melhorar de vida, dá acesso aos filhos às melhores escolas (tanto que ele estudava com os filhos dos ricos), assim como faz com milhares de imigrantes todos os anos, e ainda são acusados de transformar o garoto doidão em assassino!

Isso é só uma amostra do que andam ensinando os nossos professores Brasil adentro. Os cursos das áreas de humanidades e de algumas "ciências sociais aplicadas" não passam de escola de formação ideológica com base no marxismo de orelhada do tipo mais rastaquera. Atrevam-se, vocês, a sugerir o uso de métodos quantitativos para análise sociológica em qualquer departamento de "ciências sociais" "neffepaiff"!! Serão taxados de reacionários.

segunda-feira, abril 16, 2007

Horror nos EUA

Outro daqueles crimes malucos que volta e meia acontecem em escolas americanas. Esse foi violento.

Horrores no Haiti

Meu primo Tailon passou alguns meses na "força de paz" do Brasil no Haiti e conta os horrores que viveu por lá em um livro, da editora Globo. De volta ao Brasil, ele passou a conviver com os sintomas pós-traumáticos. O exército, é claro, não quer nem saber de ajudar.

domingo, abril 15, 2007

Libreremo

Esta aqui é mais pra quem fala - ou, pelo menos, lê - italiano. Se bem que há textos em inglês e até em português. Eu achei até um livro que há muito procurava, do Philip Mirowski.

sábado, abril 14, 2007

Buying books

Quer comprar bons livros por cinco dólares? Na Amazon você consegue usados em ótimo estado por esse preço. E bons livros! Comprei ontem Historians´ Fallacies, por recomendação do grande Marcelo Soares. Não leva duas semanas pra chegar aqui em SC. Outro dia comprei um Dicionário de História da Ciência por oito dólares! É claro que tem o frete de uns dez dólares, mas tudo bem. A soma dá uns 30 e poucos reais (ou quase 40) - o que é bem pouco pela qualidade do que se pode encontrar na Amazon.