segunda-feira, fevereiro 02, 2009

A culpa é do governo

A crise ue se espalhou pelo globo está sendo debitada na conta dos "neoliberais" - o que quer que isso signifique. A culpa seria da falta de regulação dos mercados financeiros, ou "cassino", no jorgão esquerdóide.

Este texto de Carlos Sandenberg mostra exatamente o contrário. Foi o governo americano, sob a sanha democrata demagógica, lá no fim da década de 90, quem patrocinou a bolha imobiliária que viria a estourar no fim de 2008. Na ânsia de dar casa a quem não tinha, emprestaram dinheiro a quem não podia pagar. Deu no que deu.

É claro que já ouvi interpretações do tipo teoria da conspiração. Os direitas, neoliberais, fdp estariam querendo transferir a culpa para o governo, esta entidade que nunca erra e que a todos salva. Sugiro ao Damião e a seus leitores que leiam o texto do Sardenberg. Ah, claro, esqueci que ele não passa de um neoliberal, direitão, fdp...

5 comentários:

Marcelo disse...

Uma impressão que me ficou da crise é que, ufa, eu não era burro quando não entendia mecanismos financeiros mais sofisticados. OK, às vezes me faltava conhecimento de matemática. Mas às vezes era caô mesmo de caras tipo o Madoff. Outro dia li no Valor um artigo interessante do Antoninho Marmo Trevisan, sobre como a gênese da crise está no descaso com uma norma básica da contabilidade: a cada débito, corresponde um crédito. Faz sentido.

Paulo Henrique disse...

Marcelo, meu amigo, não li o artigo do Trevisan, mas acho que a razão está longe de ser esta apontada por ele. Todos os balanços tinham os débitos e os créditos. O problema era justamente a qualidade dos créditos. Eram ativos podres porque baseados em hipotecas cujos devedores não tinham a mínima condição de pagá-las. Se os derivativos estavam baseados em ativos podres, por consequência, eles também eram podres. O que o "mercado" pensou? Ora, se o governo está dizendo que é pra dar dinheiro pra essa gente, então nós também vamos lucrar com isso tudo. É claro que todo mundo sabia disso - democratas e republicanos. Até eu aqui sabia, porque lia alguns caras que vinham avisando da bolha. É isso que dá querer fazer média com os pobres. Seria melhor pegar dinheiro do Tesouro e bancar as casas para eles. Assim, não haveria risco para o sistema financeiro. E nós, aqui, só nos salvamos porque fizeram o Proer, lá atrás, ainda que sob o protesto dos petistas - agora livrados do caos justamente pelo Proer.

Orlando Tambosi disse...

Sem contar que o Marmota é lulista de carteirinha...
Mas o que andou dizendo o Damião?

Abs.

Orlando Tambosi disse...

Essa turma está enterrada nos anos 80. Como eu disse em resposta a você lá no blog, libertar-se das ideologias não é pra qualquer um.

Anônimo disse...

Recomendo.

http://aluizioamorim.blogspot.com/2009/01/antecipei-o-que-o-globo-da-como.html