terça-feira, janeiro 25, 2011

cheio de bossa


entrei na sala para tirar as impressões digitais e... opa! conheço esta música. essa música aí é brasileira, eu disse ao cidadão (canadense). "Antônio Carlos Jobim", respondeu ele com toda pompa e sotaque. "my favorite composer." tem bom gosto o funcionário público canadense.
Jobim faria 84 anos hoje. e é dia de aniversários importantes, como o do meu amigo Marcelo Santos e - por que não? - da cidade de São Paulo, onde morei por sete anos e onde tenho bons amigos.

Um comentário:

Aluizio Amorim disse...

A primeira música é Corcovado, do Tom. A segunda com orquestra é uma balada, creio que dos anos 50, de autoria do famoso Irving Berlin e que foi adaptada para bossa nova, provavelmente pelo Tom, já que faz parte daquele celebre CD Sinatra & Tom e se chama 'Partner change'.
Valeu pela postagem deste excelente vídeo. Se vc encontrar por aí recomendo que compre o CD dos dois que foi remasterizado e tem 20 músicas. Os arranjos são do célebre Claus Ogerman e também do Eumir Deodato, grande músico e maestro brasileiro que vive há 40 anos, pelo menos, nos EUA e foi o responsável por aquela versão 'Assim Falava Zaratustra' de Strauss e que ficou famosa. No YouTube você pode fazer uma verdadeira arqueologia e pesquisa musical e aprender muito sobre jazz e bossa nova. E ainda tem os sites especializados em jazz. De vez em quando faço postagens no blog sobre música, porque também sou músico. Toco guitarra. Depois de quase 30 anos parado soprei o pó da velha guitarra e voltei a ensaiar e a fazer aulas com um jazzista aqui da Ilha, o competente CÁSSIO MOURA. Sou fanático em música! Particularmente a bossa nova e o jazz, estilos que se completam e confundem. Foi o jazz que emprestou a sua estrutura à bossa. Tom, João Gilberto e outros tiveram a genial idéia de absorver a estrutura jazzística introduzindo-a no contexto do samba. E note: sem perder a característica essencialmente brasileira.
É isso aí. Abraço!