sábado, janeiro 26, 2008

Feliz aniversário

Sim, sim, sei que tenho relaxado com o blog. Mas tenho estado um tanto ocupado.

Meu grande amigo Marcelo Santos fez aniversário ontem. O cara é tão importante que no dia do aniversário é feriado na capital do Estado dele. São Paulo fez 454 anos. Claro, o Marcelo é um pouquinho mais novo. Parabéns Marcelão! Tudo de bom pra vocês.

Por falar em São Paulo, estive lá há uma semana. Era sábado, e o trânsito estava bom. Bateu-me uma saudade tremenda. Foram setes anos profícuos da minha vida por lá.

Para mim, muito mais do que a violência, o principal problema de Sampa é o trânsito. O transporte público é ruim e os carros abarrotam as ruas. Como não andam, as pessoas acabam ficando ainda mais vulneráveis aos assaltos.

Apesar de tudo, é lá que as coisas acontecem. Nos sete anos em que morei na capital paulista, não lembro de terem me perguntado de onde eu vinha. São Paulo é assim, democrática. A maioria das pessoas não é de lá, e a cidade está aberta a todos.

Por outro lado, morar na província não é fácil. Ou melhor, é mais fácil, mas pode ser muito mais chato. Mas passa a ser uma alternativa quando você começa a perceber quanto tempo perde sentado no carro esperando o trânsito desafogar.

Vi uma pesquisa outro dia em que os paulistanos declaravam amor eterno à cidade, mas quase dois terços admitiram que mudariam de cidade se tivessem oportunidade. Uma contradição compreensível.

Parabéns, Sampa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado, meu amigo. Vamos ver se nos encontramos na semana que vem, já que você disse que deve aparecer por aqui. Um "surraxquinho" e uma "celvejinha" não seriam má idéia, embora o tempo chocho inspire mais a "feitura" uma feijoada.
Marcelo