sábado, dezembro 09, 2006

Bush não vai gostar deste nome


Em 2004, acompanhei alguns debates e comícios da campanha para presidente dos Estados Unidos. As estrelas eram Bush Jr. e J. Kerry, mas fiquei particularmente impressionado com um candidato ao Senado por Illinois. Novo e negro, tinha uma verve afiadíssima. Assisti a dois discursos dele. Em ambos, cada frase estava em seu devido lugar, cada palavra parecia ter sido cuidadosamente colocada. Mas isso não significava um texto burocrático. Não, pelo contrário! Ele interpretava cada palavra de uma forma absolutamente adequada; não forçava nada e tudo parecia absolutamente espontâneo. Não me ocorre ninguém no Brasil com quem pudesse compará-lo.

Há muito não via um discurso assim. Fiquei impressionado ao ponto de, no dia seguinte, mandar um email ao Márcio Pochmann (meu chefe) falando daquele negrão de nome estranho, de semblante absolutamente simpático e cativante. Não que tivesse concordado com tudo que o Obama (isso mesmo, Obama!) dissera, mas o casamento perfeito entre forma e conteúdo me pareceu competente o suficiente para levá-lo além do Senado.

Soube depois que, lá pela metade da campanha, os republicanos já tinham jogado a toalha e desistido de financiar o concorrente de Barack Obama em Illinois. Chegou ao Senado e, pelo que começa a comentar a imprensa americana, já está tirando o sono de Ms. Clinton na disputa pela presidência dos EUA. Podem até fazer uma dobradinha. Alguém duvida que o próximo ocupante da Casa Branca será um democrata?

Um comentário:

Megui disse...

Por aqui, todo mundo fala que ele é o mais cotado. Muito mais que Hillary que tem fama de arrogante. Difícil é vencer os preconceitos: negro e com esse nome a la muçulmano. Mas ele está conquistando a simpatia de muita gente mesmo.