terça-feira, maio 08, 2007

Cadeia neles!

Desculpem-me pela ausência, mas estive um tanto ocupado nos últimos dias. A blogosfera, inclusive, esteve em polvorosas com o meu sumiço.

Pois bem, volto falando do que todo mundo já sabe: a tal da Operação Moeda Verde, da Polícia Federal, em Florianópolis. Algumas pessoas estranharam a operação e vieram com aquela história de que é um circo, que é a "polícia do Lula" atrás dos poderosos de SC. Bobagem. Deve haver indícios fortíssimos para a PF botar no xilindró meia dúzia de magnatas locais, funcionários públicos e políticos (o cabeça do esquema seria o vereador Juarez Silveira).

Não se pode tergiversar: há crime, prenda-se. O estado de direito deve prevalecer; a lei deve ser cumprida. Eles que se defendam. E vão contratar bons advogados e, em pouco tempo, estarão todos passeando em suas lanchas na Lagoa da Conceição.

Agora, uma coisa que se pode discutir é justamente a nossa legislação ambiental e a aplicação dela. Parece que é feita para os espertalhões levar grana a cada prédio construído. Em Floripa, então... Mas é assim em todo o país. Tem projeto impedido de ir adiante porque vai desalojar meia dúzia de quero-queros - ou outra ave - que tinham ninhos nas redondezas.

Acho que falta bom senso. No caso das empresas depapel e celulose, por exemplo, eles resolvem a agressão" ao ambiente ao preservar 30% da área commata nativa. Acho que o negócio tem que ser "flexibilizado" , comodizem por aí. Pode parecer um contrasenso, mas sóassim os empreendimentos vão seguir padrões mínimos dedano ambiental.

Em Floripa, não se pode construir marina. Dêem uma olhada em cidades como Mônaco (tá certo, é um país), Vancouver, Toronto (há fotos na internet), etc, pra ver como é por lá. Tem marina por todo canto.

Aqui ainda tem aquela coisade que não se pode mexer em nada. Daí, molha-se a mãode meia dúzia de vereadores e funcionários públicos etudo passa. Os empresários e investidores sérios ficam de fora. Nenhum estrangeiro vai fazer um grande campode golfe por aqui tendo que subornar vereador picareta. Temos uma mentalidade anticapitalista que só estimula a picaretagem.

Um comentário:

Bonassoli disse...

O triste neste caso é que tuas previsões são, muito provavelmente, corretíssimas.