quarta-feira, agosto 13, 2008

Boteco virtual

Dizem por aí que nós, brasileiros, somos simpáticos, altamente sociáveis, etc. Assim, não haveria surpresa alguma no fato de nós, brasileiros, sermos maioria no maior site de relacionamento da internet, o Orkut. Tanto que a administração do site será transferida dos EUA para o Brasil.

Então, somos um povo chegado em tecnologia? Mas de que modo usamos essa tecnologia? A grande maioria dos brasileiros internautas resume a navegação aos serviços de bate-papo e de relacionamento. OK, não há problema nenhum em usar a tecnologia para facilitar a comunicação; é uma de suas funções.

Mas não será a internet sub-utilizada pelos internautas brasileiros? No puro "achismo", acho que sim. Outro dia um colega me disse que, se estamos entre os maiores usuários do Orkut, por outro lado, não somos assíduos freqüentadores da Wikipedia - como fornecedores de informação, não como usuários.

Onde é que eu quero chegar com isso? Queria saber qual o percentual de internautas que usam a rede para estudar (estudar mesmo, não copiar material)? Aprender uma outra língua, por exemplo. Ou fazer um curso à distância. Há farto material na rede, principalmente em inglês. Aí está outra limitação à atuação dos brasileiros; poucos sabem ao menos ler em inglês. Em resumo, a internet, para nós, brasileiros, não passa de um boteco virtual, onde só falta a cerveja gelada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mataste, Paulão!


Tambosi