quarta-feira, abril 12, 2006

Banalização


Esta foto de capa da Folha de S. Paulo de ontem me chocou. Fiquei pensando na banalização da violência. Não estou falando de sensacionalismo da imprensa, não; não é isso. Estou falando de que não passa um santo dia que não tenhamos notícias de mortes em atentados no Iraque, no Afeganistão ou nos conflitos entre árabes e israelenses. Na maior parte delas, a gente passa os olhos ou ouve de forma rápida. "Ah, morte no Iraque não é mais notícia." Impressionante como a gente se acostuma com essas coisas. Uma foto, assim, mais contundente serve para uma pequena pausa para reflexão. Pequena, mesmo; porque em seguida já nos voltamos para os afazeres que nos consomem.

2 comentários:

Bonassoli disse...

Normalmente edito uma meia página de "Mundo". Você não tem idéia da quantidade de fotos de horror como esta que são enviadas pelas agências de notícias.

Acabei optando por divulgar o mínimo possível esta guerra, transformando o que eram "abres" de páginas em notas. Ler contagem de mortos todos os dias é péssimo. As imagens impressionam, mas, como o amigo afirmou, se tornam banais.

E isto é o mais assustador.

Anônimo disse...

Horror. E produzido pelo chamado "animal racional".

Abs., Tambosi

P.S.: não sabia do nascimento do Rei Arthur. Já deixei um post lá.
Parabéns aos pais corujões...