terça-feira, março 04, 2008

A guerra da Maria Louca

Sobre o absurdo a que chegaram os idiotas latino-americanos capitaneados por Hugo Maria Louca Chavez, vocês vão encontrar análises melhores em outros blogs. Vou me limitar a algumas coisas bem básicas, nada diplomáticas.

1. As Farc são uma seita de traficantes de drogas. Nada de guerrilheiros, muito menos "insurgentes".

2. O governo da Colômbia é legítimo e eleito democraticamente para combater traficantes e terroristas, como as Farc.

3. Sim, a Colômbia invadiu território equatoriano, algo condenável diplomaticamente. Mas isso não teria sido necessário se o próprio Equador tratasse de combater bandidos e traficantes em suas terras. Não só não combate como é conivente, como também a Venezuela. O Brasil, mesmo, invadiu terras colombianas para revidar um ataque dos fascínoras das Farc a um destacamento do exército brasileiro na Amazônia. Há uma convenção da ONU que permite isso, desde que o objetivo seja combater o terrorismo (é o que sustenta legalmente as operações no Afeganistão).

4. Um conflito é tudo de que Chavez precisa para desviar a atenção do estado calamitoso da economia venezuelana. Alimentos básicos estão em falta em todos os mercados, inclusive os estatais, por causa do tabelamento de preços. O tirano não aprendeu nada com a história recente.

5. Corrêa, do Equador, e Morales, da Bolívia, são títeres a soldo da Maria Louca do continente. Passam a ser estados delinqüentes.

6. Lula condenou a invasão colombiana, mas é conivente com a bandidagem das Farc. Ou seja, entre o governo democrático de Álvaro Uribe e os traficantes, o apedeuta opta pelos últimos - últimos mesmo. Uma vergonha!

Nenhum comentário: