terça-feira, março 18, 2008

Um país de tolos

Belíssima entrevista que o editor da revista Amanhã (para a qual colaboro), Eugênio Esber, fez com o sociólogo Alberto Almeida, autor do livro A Cabeça do Brasileiro. Em resumo, o brasileiro tem a cabeça de um homem da Idade Média!!

Aqui vão alguns excertos, mas leiam a entrevista na íntegra.

"O brasileiro tem uma mentalidade muito arcaica, antiga, atrasada. Quando você pega todos os resultados juntos e vê o panorama total, é surpreendente."

"Só que, aí, você se debruça sobre os resultados e começa a ver melhor... A escolaridade do Brasil é uma das piores do mundo. Quando tomamos a Europa, Portugal tem uma das escolaridades mais baixas. Quando tomamos as Américas, isso se aplica ao Brasil. Não é por acaso. Tal pai, tal filho. A cultura portuguesa que não valoriza a escolarização foi trazida para o Brasil. Por isso somos assim."

"Avaliamos a a visão que o brasileiro tem do destino. Resultado: 60% acreditam que todo o destino, ou grande parte dele, está nas mãos de Deus, e os homens não controlam nada, ou são capazes de mudá-lo muito pouco...Acham que tudo está nas mãos de Deus – ou quase tudo...E só 14% entendem que não há destino. Isso eu considero um quadro de idade média, que justifica muitas coisas. “Ah, estava no lugar errado, na hora errada. É o destino. Deus quis...”

E depois me perguntam por que eu quero imigrar!

(via blog do Tambosi)

Nenhum comentário: