segunda-feira, março 17, 2008

A patrulha da turba

Aqui no Bananão, onde o século XX ainda não acabou, a patrulha não dá trégua. Antes do reinado lulático, ela vinha dos partidos "de esquerda". Agora, a patrulha é religiosa. As religiões, sejam quais forem, se acham no direito de interferir nos assuntos de Estado, laicos, portanto. O embate mais recente é o da liberação das pesquisas com células tronco embrionárias.

Não satisfeitos em tentar perpetuar o atraso em que se encontra este grotão (crédito ao Tambosi), os carolas querem agora censurar a produção cultural, principalmente se ela vier da Rede Globo. Sempre com a Rede Record e a "Igreja" Universal por trás das críticas e ações sórdidas.

O episódio mais recente foi um capítulo da novela Duas Caras em que um bando de fanáticos incita o linchamento de pessoas que mantêm um relacionamento assim, digamos, heterodoxo (um triângulo amoroso).

Foi o que bastou para a revolta dos carolas. A Veja publicou uma matéria, e a Record aproveitou a deixa para detratar a Globo num programa exibido neste domingo. A matéria da TV dos bispos entrevistou um punhado de gente, entre religiosos de várias seitas e "especialistas" em "ciência da religião" (sic). Todos contra a novela. Um advogado chegou a recorrer à Constituição para pedir a censura deste tipo de programa, que incitaria o preconceito contra os evangélicos.

Não é a primeira vez que essa turba reacionária critica o autor Aguinaldo Silva. Outro dia um tal de sindicato das enfermeiras protestou porque uma personagem se vestia de enfermeira para fazer strip-tease!! Pode?

Alguém precisa avisar pra esse bando de energúmenos que novela é uma obra de ficção, embora possa se basear em alguns casos do cotidiano. O que não faltam, por exemplo, são fanáticos religiosos por aí. Agindo assim, eles comprovam que o autor está com a razão. Assim como a personagem da novela, promovem um linchamento do autor e da rede de TV.

Esse tipo de estupidez obriga gente inteligente, como Aguinaldo Silva, a explicar o óbvio para um bando que não está nem um pouco interessado em conversar: que não há incitação ao preconceito - pelo contrário, há personagens evangélicos "do bem". Em frente Rede Globo; em frente Aguinaldo.

Fico impressionado ao perceber quanta gente é a favor da censura "neffepaiff". Justamente porque isso aqui não é um país civilizado.

Um comentário:

Bonassoli disse...

Assunto complicadíssimo. Mas, sei lá, acho que o povo deveria era rezar mais, trabalhar mais, estudar mais, e ver novela cada vez menos. Se até sabem o que acontece no tal programa é porquê, ao invés de assistirem a Record (que também faz novela), assistem a Globo.