quarta-feira, abril 16, 2008

Manual para boas reportagens

O mestre Frederico Vasconcelos está com um livro novo na praça. Fred é um grande cara, um dos melhores jornalistas do país. Não é badalado, não faz marketing pessoal, mas é de uma competência extrema. E de uma generosidade incrível com os colegas de redação.

Tive o prazer de almoçar com ele algumas vezes no Folhão, naquela ruazinha paralela à Barão de Limeira, atrás da Folha. No cardápio, às vezes nhoque, às vezes bacalhau, e sempre uma aula de jornalismo.

Poucas vezes vi um jornalista compartilhar conhecimento e experiência sem nenhum sinal de arrogância. É o tipo de cara que investiga um monte e não sai por aí propagandeando que é especialista nisto e naquilo. (Outro dia vi um cara se dizendo especialista em "infiltração". Achei que tivesse alguma coisa a ver com joelho e já ia ligar pro cara dar uma olhada na minha condromalácia de patela.)

Enfim, ter trabalhado com o Fred é daquelas coisas que dá vontade de botar no currículo. Mas, por aqui, na província, ninguém conhece o cara. Não ia adiantar muito.

Um comentário:

Marcelo disse...

Estou terminando de ler o livro. É glorioso, embora curto. Tenho as obras literárias completas do Fred em casa - só esse ainda não está autografado.