quarta-feira, maio 28, 2008

O marxismo na Corte contra a ciência

O ministro Lewandowski, do STF, está falando neste momento, na sessão que julga a constitucionalidade do uso de células tronco embrionárias em pesquisas científicas - o que já foi aprovado em 23 dos principais países. Ele recorre a uma penca de pensadores marxistas para sustentar o seu voto que, presumo, seja a favor da proibição. E dá-lhe Marx, Gramsci, Habermas, etc., para concluir que a ciência é apenas mais uma construção cultural.

A Lei de Biossegurança é até bem conservadora em relação às células tronco. O que o STF está julgando é se os cientistas vão poder usar embriões que estejam "abandonados" em centros de reprodução assistida e que NUNCA serão aproveitados para gerar um ser humano. De maneira bem simplificada, estão a decidir se os cientistas poderão usar um punhados de células (oito!) para pesquisas científicas ou se as jogam fora.

Espertamente, os carolas já sapecaram que quem defende as pesquisas é contra a vida. Pelo contrário, as pesquisas vão usar material biológico fadado ao descarte para se procurar novas terapias para doenças até hoje consideradas incuráveis.

Vamos seguir ou estacionar no obscurantismo em que já nos encontramos neste país que se orgulha de se alcunhar como "o maior país católico do mundo". Além de católicos, o lobby anticientífico é formado por carolas de todas as seitas.

O ministro Direito também produziu uma pérola. Disse que concorda com as pesquisas, desde que os embriões não sejam destruídos - o que é tecnicamente impossível, segundo os cientistas. O voto, que a princípio é a favor das pesquisas, torna-se, ao fim, contrário a elas, já que a condição imposta é impraticável. Mais do que ignorância, isso me soa a esperteza.

Nenhum comentário: