segunda-feira, agosto 28, 2006

A língua

Que as línguas, de modo geral, são "dinâmicas", todo mundo sabe. Isso é freqüemente usado como desculpa para os deslizes cometidos, principalmente no nosso bonito - mas difícil -português. Não sou um xiita na defesa da chamada língua-padrão, mas há que se colocar um certo limite para os erros de português, principalmente na linguagem escrita. E isso vale mais ainda para nós, jornalistas.

Alguns verbos têm regências estranhas no português e, se o camarada não gosta delas, que não os use. Por exemplo: o verbo visar, no sentido de "ter por objetivo", é transitivo indireto, ou seja, pede a preposição "a". Sim, sim, há vários especialistas que admitem o uso na forma direta, mas a dúvida é se concursos e vestibulares aceitam tal versão como parte da normal culta.

Outro verbo de uso complicado é o singelo "gostar", no sentido de apreciar. A maioria das pessoas acerta a frase "eu gosto disso", mas os erros aparecem quando a frase é invertida: "(D)isso eu gosto".

O uso - ou não - de preposições também é um problema. É comum lermos: "a casa que eu morava..." "A cidade que eu nasci..." Isso na linguagem falada já é estranho; mais ainda na escrita. Ouço muito esse tipo de erro em coleguinhas de TV. Não se pode "comer" o "em" nesse tipo de contrução que se refere a lugares.

Para mim, o principal problema é a falta do hábito de ter dúvidas. As pessoas simplesmente não sabem que não sabem. O negócio, para quem vive de escrever, é ter sempre à mão um bom dicionário e um manual de redação. Sugiro, entre muitos, "Manual de Redação Profissional", de José Maria da Costa. As livrarias estão cheias de manuais de redação e estilo.

Nas próximas notas, problemas com expressões do tipo "através de", "ao invés de", etc.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal o post, PH.
eu carrego comigo um bem basicão, do luiz antonio sacconi: 'não erre mais'. se não me engano, foi recomendado por algum professor da baiúca...
mas o problema mesmo é a tal da certeza. pode reparar: quanto mais certeza, menos português. e não tem manual que dê jeito na criatura.
vou aguardar a continuação da série :)
Abs,