quinta-feira, agosto 31, 2006

O mesmo

Todo elevador tem a indefectível plaquinha de avertência: "antes de entrar no elevador, certifique-se de que o mesmo se encontra parado no andar...", ou algo feio assim. Além de horrível estilisticamente, é errado usar "o mesmo" no lugar de um pronome. Isso é muito comum também em textos pomposos, pretensamente eruditos, como os forenses. A maioria das pessoas prefere escrever de forma rebuscada à simples.

Alguns exemplos: Li o livro e do mesmo tirei ensinamentos (errado). Li o livro e dele tirei ensinamentos (certo). Não suportando mais a dor, procurei o dentista, mas o mesmo tinha viajado (errado). Procurei o dentista, mas ele tinha viajado.

O motivo desse erro é que as pessoas tendem a enfeitar as frases, achando ser pobre usar o pronome, e logo tascam "o mesmo". Claro, é mais bonito. É nada; é um erro crasso!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro PH,
Lendo seu blog vi que vc é natural de SC e que hoje vive em BC.
Estou considerando prestar vestibular e quero te pedir dicas sobre bons cursos preparatorios em BC e Florianopolis.
Tbm gostaria de te convidar para participar de um fórum de linguistica interativa portugués/inglés.
Basta ir para www.sk.com.br e em seguida selecionar "discussion forum".

Desde ja agradeço pela atenção.

Paulo Henrique disse...

Caríssimo, muito obrigado pelo convite. Quanto aos cursinhos, tenho receio de chover no molhado e pouco te ajudar, já que estou em SC há apenas três semanas - depois de sete anos em São Paulo. Vou aparecer lá no fórum.
abs