quinta-feira, agosto 24, 2006

Rebaixado

Em tempos de "operação dilúvio", uma notícia de outro mundo: Plutão, coitado, não é mais um planeta; foi rebaixado. Reunidos na capital Tcheca, Praga, cientistas decidiram criar três definições de planetas, e Plutão passou lá pro fim da fila. O primeiro grupo é formado por aqueles oito que a gente estudou na escola. Tá certo, eram nove, mas agora Plutão já era. O segundo grupo é formado pelos asteróides e o terceiro, por objetos como o nanico Plutão e o UB313, descoberto no ano passado. Será que foi o Justus que deu a má notícia pro pobre do Plutão? "Você está demitido!"

Ah, ia esquecendo: como é que fica a astrologia agora que o longínquo Plutão está na terceira divisão? Segundo o Ricardo Fetrim, do Folha Online, "não deve mudar absolutamente em nada o significado, importância ou simbolismo que o planeta (sic) tem na interpretação de mapas astrológicos". Jura?

Esta é a diferença entre a astronomia, uma ciência, e a astrologia, uma... como direi... arte? eu prefiro picaretagem. A ciência é falível, admite seus erros e os corrige, na medida do possível. A astrologia nem sequer leva em consideração a constelação de Ofiúco, por exemplo. A maioria das pessoas nem sabe que ela existe e que é, ainda que rapidamente, visitada pela órbita solar todos os anos. Sobre isso, recomendo matéria minha publicada no Valor Econômico, já postada aqui há alguns meses.

Nenhum comentário: