domingo, fevereiro 19, 2006

Messianismo


Uma coisa que sempre me incomodou no pessoal do PT é o messianismo; a crença mesmo de que dispunham da chave milagrosa para tudo resolver. Só eles, os joãzinhos-do-passo-certo, seriam capazes de acabar com as mazelas do país. Parece óbvio que tal forma de pensar - e de agir - pode, facilmente, descambar para o autoritarismo. E não deu outra quando chegaram ao governo. Na cabeça dos messiânicos, a ladroagem é justificada em nome da causa de "mudar o país". "Vamos comprar a colaboração da velha elite que só quer mesmo se locupletar."
Conto um caso que me aconteceu quando ainda morava em Florianópolis (bons tempos aqueles!). Estava eu caminhando pela praça que separava o então palácio do governo da Assembléia Legislativa. Tinha recém-comprado um livro pelo qual procurava há um bom tempo, que me fora indicado pelo mestre Hélio Schuch. Distraído e andando devagar, fui alcançado por uma colega de profissão, assessora de imprensa do PT, com quem costumava conversar freqüentemente. Perguntou-me sobre o que lia tão atentamente. Mostrei: Ensaios Analíticos, cujo autor lhe causou arrepios.
- Má-rio-Hen-ri-que-Si-mon-sen!!!???, perguntou-me abismada. E seguiu a esculachar o pobre.
É essa mentalidade pela qual tenho desprezo. Esse tipo de coisa fez com que jamais fosse filiado ao PT, apesar de ter cometido o erro de votar em seus candidatos. Pensam, todos, conforme a cartilha do partido. Como procuro não seguir discursos prontos, tenho mantido distância dessa gente - para manter o que resta de minha saúde intelectual.
Ah, ia esquecendo: o livro é uma maravilha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente livro, PH!

Fizeste um bom retrato da etnia petista e seus preconceitos ideológicos.

Bem-vindo à turma dos que não desistiram de pensar nem acham que a história terminou.

Abração, Tambosi

Anônimo disse...

PH,

ponto para vc. Os petóides são cretinos, patrulheiros e bobalhões. Não sabem nada. Não estudam, não lêem e, sobretudo, não pensam. Esse é o problema, que fica muito maior quando passam a governar um país!
Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net