domingo, fevereiro 26, 2006

O Haiti é aqui


O desgoverno Lula entrou nessa de mandar força de "paz" para o Haiti e acho que acabou influenciado. Como é que um governo que não consegue cuidar das coisas aqui mesmo vai se meter num barafunda daquelas?! Mas não dá pra dizer que o Lula não aprendeu alguma coisa com os haitianos. Não sejamos injustos: o homi não lê, mas aprende. Aprendeu a como manter a economia estagnada.
Agora os números são oficiais: o PIB do Brasil foi o segundo que menos cresceu no ano passado. Atrás de quem? Do Haiti, claro. Afinal, são dois países industrializados e que podem se dar ao luxo de patinar durante um ano inteiro.
Não precisa ser economista formado em Harvard para saber que com as taxas de juros mais altas do planeta não se podia esperar algo diferente. Nos três primeiros anos do apedeuta, a economia cresceu majestosos 2,5%! Não é uma beleza pra quem prometeu 10 milhões de emprego? Alguém precisa avisar pra aquela mistura de Jaba com anão de jardim que sem crescimento não tem emprego. Mas o que ele quer mesmo é o povão precisando de cesta básica pra votar nele em outubro - igualzinho aos coronéis a quem passou a vida criticando.
Os petistas diriam que também no governo do príncipe o país cresceu a taxas pífias, o que é fato. Acontece que isso apenas faz o tucano pousar numa das pontas da estrela vermelha. São todos iguais. Acresce que o apedeuta não enfrentou nenhuma crise externa de liquidez, como as que encarou o efeagacê. Enfim, estamos fadados à mediocridade.
Reproduzo aqui um mapa surrupiado do blog do Aluizio Amorim (link ao lado).

Nenhum comentário: