segunda-feira, julho 17, 2006

Cá como lá

Ê brazilzão! Três dos culpados pela morte de um casal de jovenzinhos no interior de São Paulo, há uns dois ou três anos, vão a julgamento. Mas o principal culpado, assassino confesso, era menor na época (16 anos) e pode ser solto em novembro próximo porque a lei não permite que fique preso por mais de três anos. O tal Champinha vai ficar barbarizando por aí de novo. Quero saber se o Estado vai se responsabilizar pelas atitudes dele depois de solto.

Enquanto isso, na Inglaterra, os policiais que mataram o brasileiro Jean Charles também foram eximidos de qualquer culpa porque "tinham ordem superior para matar". Isso mesmo!

Acho que a polícia de São Paulo vai poder usar o mesmo argumento para justificar a execução de vários dos mortos na represália daquele primeiro levante do PCC, em maio, lembram? O perito Molina, da Unicamp, constatou condições estranhas de morte em mais de 100 laudos. Os corpos tinham muitas marcas de bala, muito acima do normal em uma troca de tiros, e todas em regiões vitais. E os tiros foram dados de cima para baixo. Precisa dizer mais?

Não estou aqui pra defender bandido, não. Pelo contrário. Champinha, por exemplo, deveria apodrecer na cadeia, não importando se era menor. Os vagabundos do PCC também. É verdade que isso, no caso deles, não funciona muito. Afinal, já estão presos, mesmo. O problema é que o Estado não está aí pra executar ninguém, não.

E o problema maior é que pode haver um número enorme de inocentes nos mortos pela polícia. Quer dizer, a população está no meio do fogo cruzado entre bandido e polícia. Correr pra onde?

2 comentários:

Orlando Tambosi disse...

Lombroso tinha razão: já viste a cara desse tal Champinha?

Vade retro!

Anônimo disse...

Com esses ataques do PCC, passei a ouvir muito mais uma barbaridade que ouço há tempos: "Tem mais é que matar essa bandidagem toda". Espero que nenhum congressista brilhante se meta a legislar sobre o assunto agora.