quinta-feira, julho 20, 2006

Esquerda?

Tomara que a senadora Helóisa Helena (Psol) continue a crescer mais uns pontinhos para garantir o segundo turno nas eleições. Eu até preferiria que o Cristóvam Buarque crescesse mais, mas pelo jeitão da coisa, vai ser difícil.

A senadora bate no peito ao se proclamar de esquerda. Como tem o apoio do PSTU, pode ser considerada uma candidatura de extrema esquerda. Ou não? Bom, segundo informa a Folha de S. Paulo de hoje, não. Heloísa Helena votou contra a discriminalização do aborto e contra as pesquisas com células-tronco embrionária. É a favor apenas de experimentos com células-tronco de cordões umbilicais e de células adultas - o que restringe muito as pesquisas. "Para mim, cientificamente e espiritualmente, o embrião é uma vida", justificou. Engraçado como a nossa esquerda daqui se aproxima da direita lá de fora. Bush certamente assinaria embaixo da frase da senadora.

Como os rótulos "direita" e "esquerda" perdem cada vez mais o sentido, o negócio é escolher o candidato pelas propostas concretas. E a senadora, pelos exemplos citados, não terá o meu voto. Ainda mais depois de ter dito que aprendeu o socialismo na Bíblia! Como me disse um amigo, eu não gostaria de viver no mundo idealizado pela senadora, por mais honesta e bem-intencionada que ela seja.

6 comentários:

Paulo Henrique disse...

Grande Lambranho!!!!
Porra, bem-vindo por aqui!
Li no J&C sobre você outro dia. Como vai a capitar federar?
abração

Orlando Tambosi disse...

Gostei principalmente do último parágrafo: esquerda e direita são distinções cada vez mais nebulosas mesmo.

E aqui no Banaão, hoje em dia, ser democrata é ser taxado de direitista. Leitura: a esquerda, ou seja lá o que isso for, não é democrática...

Tristes tempos.

Tiago Albineli Motta disse...

Heloisa Helena vai crescendo aos poucos, e cria-se a duvida: Será que passará Alckmin? Creio e torço para que não. Minha torcida é que ela continue roubando os eleitores de Lulalau.

Aline Cabral Vaz disse...

Oi Paulo! Fazia tempo que eu não "visitava" o blog. Muito interessante essa linha de raciocínio. realmente tá cada vez mais difícil saber em quem votar. Isso SE eu votar...beijo!

Giancarlo Proença disse...

Sobre o socialismo bíblico da senadora, sugiro a leitura de uma entrevista com ela publicada pelo Correio Braziliense uns tempos atrás. Transcrevo um trecho:
Correio - O que pode haver de comum entre o cristianismo e o trotskismo?
HH - Infelizmente não desenvolvi ainda tão importante tese que forneça as chaves teóricas e vivências militantes e/ou espirituais proféticas que potencializem a discussão de impasses e confluências dos belos movimentos referidos.

Ou, em duas palavras: não sabe.

Carlito Costa disse...

Heloísa Helena é irresponsável. É o que o PT já foi. Não tendo nada a perder, pode dizer o que quer e não assumir compromisso com nada. Mas há indícios de que esteja roubando votos de Alckmin, não de Lula. No Sul e no Nordeste, ela cresce na mesma proporção que Alckmin cai. De certa forma faz sentido. Ela é mais anti-Lula que Alckmin.