domingo, julho 30, 2006

Riscos à democracia?

Haverá algum risco às instituições democráticas depois dos estragos causados por mensalões e sanguessugas? Na Folha de S. Paulo deste domingo, Helio Gaspari trata abertamente da possibilidade de alguma aventura autoritária por parte do próximo governo, seja ele qual for, com a justificativa de que o Congresso, mensaleiro, não colabora com a aprovação de "reformas".

Uma outra matéria na mesma Folha trata de movimentos, criados por parte da "elite", que procuram meios internéticos para se mobilizar contra a corrupção. Associei estas duas matérias com um texto que o meu sogro me mostrou dias atrás, supostamente escrito por militares descontentes com o rumo do "bananão". Confesso que me deu um frio na espinha.

Mas, francamente, não acho que haja clima para aventuras desse tipo. Que forças políticas - pelo menos um grande partido - apoiariam uma coisa assim? Mesmo tendo o PT dado demonstrações de autoritarismo descarado (para mim isso fica mais claro no discurso e comportamento messiânico de seus seguidores), não vejo um grande partido disposto a radicalizar. Nem PSDB, nem PMDB. O PFL, bom... o pefelê sempre vai pra onde o vento sopra; de liberal só tem o nome. Mas no Brasil é assim, mesmo, uma coisa engraçada demais: liberais não têm vergonha de apoiar ditaduras.

Pelo sim, pelo não, melhor é elegermos um Congresso digno do nome. Porque está assim de gente por aí que cai na esparrela de que na ditadura não havia corrupção. O que não havia era imprensa livre para denunciar as mutretas. Puro senso comum.

Agora, cá pra nós, a que ponto nos levou o "nosso guia", heim? Estamos aqui de novo a discutir essas coisas que já imaginava enterradas! Realmente, o Luiz Inércio vai ficar na história.

2 comentários:

Carlito Costa disse...

ph

Veja o post "corrupção" em http://bobagera.blogspot.com

Anônimo disse...

É como o próprio Lula diz "Nunca na história desse país, tivemos um presidente mais safado..."