sábado, julho 15, 2006

Excelência

Quando soube que eu cursara jornalismo na UFSC, o professor da FGV-SP elogiou minha antiga escola, incluindo-a entre as melhores do país. Não tive como discordar. A UFSC sempre foi reconhecida pela excelência de apenas alguns poucos cursos, principalmente na área de engenharia.

Aos poucos, outros cursos também alcançaram tal estatura, como o de jornalismo, no qual me formei em 1997. Ele figura entre os três melhores do país há anos, em todos os rankings. Mas é imperdoável que ainda não haja cursos de pós-graduação stricto sensu. Se o cidadão catarinense quiser fazer um singelo mestrado, terá que sair do estado.

Tenho andado afastado da realidade da única universidade federal de SC, mas, mesmo assim, tenho notado que outros cursos seguem o mesmo caminho - felizmente -, a despeito de todas as restrições impostas pelo atual e pelos governos anteriores.

Outro curso que percebo ter dado um salto qualitativo imenso nos últimos anos é o de filosofia. O departamento ganhou as presenças de professores ilustres, principalmente vindos de São Paulo (USP e Unicamp), como Décio Krause e o internacionalmente reconhecido lógico Newton da Costa - entre muitos outros competentíssimos.

O resultado já começa a aparecer. O curso de doutorado em filosifia foi aprovado no ano passado.

E os professores também enriquecem o catálogo de ótimos livros da Editora da UFSC - há alguns anos mais voltados para livros didáticos na área das chamadas ciências duras. Em filosofia, há dois livros do professor Luiz Henrique de Araújo Dutra que já incluí na minha lista de prioridades: Oposições filosóficas: a epistemologia e suas polêmicas e Introdução à Teoria da Ciência. E do professor Orlando Tambosi recomendo fortemente O Declínio do Marxismo e a Herança Hegeliana.

3 comentários:

Orlando Tambosi disse...

Obrigado, PH,

pela parte que me toca. ´"Oposições filosóficas", do Luiz Henrique, é um bom livro (tenho em mãos), abordando os confontos entre ceticismo e dogmatismo, positivismo e metafísica, naturalismo e fundacionalismo, instrumentalismo e realismo etc. Dessas oposições, mostra ele, é que surgiu a epistemologia...

Abs.

Megui disse...

Olha, eu concordo que deveria ter pós na UFSC mas também acho que cursar pós no mesmo lugar que se graduou não é tão bom.

Paulo Henrique disse...

Acho que você pode ter razão, mesmo,Megui. É bom dar um arejada.
abração