terça-feira, fevereiro 12, 2008

Picaretagem quântica


Fazia tempo que não assistia ao Roda Viva; andava muito chato, com assuntos que não significavam muito pra mim. Hoje, fui dar uma espiada. Dessa vez não apenas chato, mas uma picaretagem só.

Entrevistaram (não sei se era reprise) o físico (que vontade de botar umas aspas aqui) indiano Amit Goswami, defensor de uma "nova ciência" - "menos materialista e mais espirtualista". E a base de tudo, claro, é a teoria quântica. Valha-me Deus! Um tal de "corpos sutis" pra cá, "ativismo quântico" pra lá... Mas ele tem uma carinha simpática, não?

Aliás, lembrou-me muito os "pós-modernos" picaretas que misturam um monte de termos da física para montar um discurso supostamente científico quando, na verdade, é completamente vazio. Mesmo sendo físico, o tal Goswami pareceu misturar um monte de conceitos científicos num liquidificador. Falou muito de consciência

Para resumir, o cara é autor de livros de auto-ajuda, como O Universo Autoconsciente. Help Mr. Dawkins!

Com exceção de Maurício Tuffani, os demais entrevistadores foram muito complacentes com o picareta - como sempre, aliás.

3 comentários:

Orlando Tambosi disse...

Não vi e não gostei. Goswam....
Gosmento!

Aliás, esperar o que do picareta que dirige a coisa?
Estamos, de fato, enfrentando uma investida contras as ciências aqui no Grotão.

Heberth Xavier disse...

Sokal nessa turma toda. Precisamos de um Sokal brasileiro para parodiar esse pessoal. Já!!!

Maurício Tuffani disse...

Caro PH, obrigado pela distinção, mas a Mônica Teixeira, da TV Cultura, também não deu moleza para o picareta. Outro entrevistador, o professor Oswaldo Frota-Pessoa Filho, tentou um questionamento de fundo com Goswami, mas este se aproveitou do caráter muito acadêmico da pergunta e apelou para a eficácia da retórica dos espertalhões. Abraço.