quarta-feira, outubro 29, 2008

Mantega, o visionário

Nós, brasileiros, somos mesmo sortudos. Sorte de termos um ministro da Fazenda que ontem - isso mesmo, ontem! - nos alertou de que a crise financeira será severa e longa. Agora, sim, eu acredito. É um visionário. Antecipou-se a todos e fez o favor de, antecipadamente, nos abrir os olhos para os dias que estão por vir. Quanta celeridade! Agora vai.

Mantega é um dos piores entre os que já vi ocupar aquele cargo. Cada entrevista dele é motivo de risada para os que entendem de economia - o que não é o meu caso. Com aquela animação que lhe é peculiar, decorada com um indefectível sorriso amarelo, desfia ladainhas do mais puro senso comum.

Ontem, para tentar animar os "consumidores", contou que comprou um imóvel. Em quantas vezes, ministro? Cem? Não, não, em dez prestações, diretamente com o proprietário. Viram como é que se faz? Vocês que não compram uma casa em dez vezes são um bando de idiotas.

O cara queria animar o mercado e acabou confessando que também não se arrisca na crise. Como é que tamanha cavalgadura dá aulas numa das principais universidades do país, eu não sei. Aliás, sei, sim. Lá, há muitas cavalgaduras como ele.

Nenhum comentário: