segunda-feira, maio 15, 2006

São Paulo sitiada

Os sites de notícia nem sequer conseguem acompanhar a velocidade dos acontecimentos na capital paulista. O Folha onoline informa que são 61 os ônibus queimados, mas a TV já mostra que são 68. O último deles no bairro de Itaim Paulista, na Zona Leste. Os bombeiros não se atrevem a correr para apagar o fogo. Temem ser alvos fáceis para os bandidos.

Nas ruas, as pessoas evitam passar por perto de viaturas e de prédios da polícia ou qualquer coisa parecida. Na zona sul, todos os terminais de ônibus estão fechados; nenhum coletivo circulou na manhã desta segunda-feira. O rodízio municipal de veículos foi suspenso e os carros com placas final 1 e 2 podem circular normalmente entre as 7 horas e as 10 horas da manhã e entre as 17h e às 20h.

Mais de 60 pessoas morreram até a madrugada de domingo. Mais de dez agências bancárias foram atacadas por coquetéis molotov e por tiros da bandidagem.

O governador Cláudio (mo)Lembo, que mais parece personagem saído de filme de terror trash, recusou a ajuda do governo federal porque a situação estaria "sob controle". Claro que está, sob o controle dos bandidos!! Eles controlam todos os presídios de São Paulo! E o governo paulista não consegue nem fazer funcionar os bloqueadores de celulares.

Qualquer gestor minimamente capacitado sabe que sem informação a bandidagem não faz nada. Aliás, sem informação ninguém faz nada certo. E é isso que falta aos nossos administradores: conhecimento. A polícia simplesmente desconhece o que vem a ser "inteligência". Nos Estados Unidos, a polícia desvenda um crime com base em um fio de cabelo encontrado na cena do crime. Aqui, o bandido pode deixar o currículo que nunca será encontrado.

A gente paga impostos que chegam a 38% de toda a riqueza produzida pelo país e tem que agüentar autoridades como estas que estão por aí!

Tudo isso e o Robert Fisk, prestigiado jornalista do The Independent, disse que cobrir um país como o Brasil seria monótono porque não é uma região de conflito. Passa uma semaninha no rio Rio ou em São Paulo para o senhor ver, Mr. Fisk!

Um comentário:

Anônimo disse...

o (mo)Lembo é o Sid da Era do Gelo 2!