terça-feira, março 27, 2007

Já vai tarde

Desta o Tambosi vai gostar!

Do Comunique-se
Passando por sérias dificuldades financeiras, a
Agência Carta Maior corre o risco de interromper a produção de seu conteúdo ainda esta semana. O veículo perdeu um contrato de patrocínio com a Petrobras em dezembro e desde então os profissionais não recebem seu salário. Está marcada para dia 30 uma reunião para o grupo reavaliar a situação e decidir o futuro da agência.

Dia 26, o editor-chefe, Flávio Aguiar, escreveu
um editorial informando que o fechamento da revista é iminente, mas que a equipe segue fazendo todos os esforços possíveis para reverter a situação. Além da publicidade, a principal fonte de renda da Carta Maior é o patrocínio de projetos de cunho social. O veículo já encaminhou uma série deles para agentes fomentadores e segue aguardando uma resposta que pode oferecer novo fôlego à agência.

A transição do primeiro para o segundo governo Lula e as incertezas resultantes acerca do comando dos Ministérios e das estatais fizeram com que as verbas destinadas para publicidade em publicações à margem da grande imprensa, possuindo elas viés ideológico ou não, fossem paralisadas. Com isso, a Carta Maior e outros veículos foram prejudicados e passam por um período de crise.

Para minimizar a vulnerabilidade de veículos pequenos que dependem principalmente de verbas estatais, Aguiar defende o estabelecimento de uma política pública independente do governo da ocasião para apoiar esse setor da imprensa. Ele sugere que os balanços e editais de estatais e órgãos públicos, que são publicados em veículos de grande alcance, tenham também uma versão análoga para os veículos de menor porte.

“Essa imprensa alternativa é fundamental, ela é parte da democracia brasileira. O que cabe ao governo é favorecer uma política de estado que contribua para o estabelecimento de critérios equânimes, buscando o favorecimento da democracia de nosso país”, avaliou o editor-chefe de Carta Maior.

Ou seja, os caraminguás oficiais deixam de pingar e a revista "independente" não se sustenta. Independência, para este pessoal, é não estar ligado a uma empresa privada. Pode depender do governo, mas não de anúncios de empresas privadas. É o fim da picada!

Um comentário:

Orlando Tambosi disse...

Excelente notícia, PH!

Já vai tarde.

Quer dizer que chapa-branca agora é "imprensa alternativa"?

É de matar de rir..