sábado, março 17, 2007

Nas estrelas

Vejam só: o Brasil vai pesquisar a expansão do universo! Saudável, isso!
Só seria interessante levar essa idéia ao governo: por que não descobrir também como expandir "effepaiff"? Como fazer a economia crescer ao ritmo de um país em desenvolvimento, como fazem China, Índia, Coréia...?
Pensando bem, "azelite" - lideradas pelo ex-metalúrgico - já fazem como os cosmológos: vivem no mundo da lua.


RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma equipe de pesquisadores brasileiros vai participar do primeiro grande projeto internacional para investigar a energia escura, uma entidade cósmica de origem misteriosa que faz o Universo se expandir de maneira acelerada.
Em janeiro, cientistas de diversos institutos liderados pelo ON (Observatório Nacional) e pelo CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) firmaram acordo para participar do DES (Levantamento de Energia Escura, na sigla em inglês).
Com início previsto para 2010, o projeto usará um supertelescópio em Cerro Tololo, no Chile, para mapear grande parte do céu do hemisfério Sul.
"O objetivo é ter uma amostra estatística bastante grande de aglomerados de galáxias, para entender como é a distribuição deles", disse à Folha o coordenador do grupo brasileiro no DES, Luiz Nicolaci da Costa, do Observatório Nacional. "Isso permite criar vínculos [entre os dados] e medir a natureza da energia escura."
Para cumprir seu objetivo, o DES criará um grande volume de dados sobre distribuição de galáxias, aglomerados de galáxias, supernovas (explosões estelares) e matéria escura (que não emite radiação).
Tudo isso será observado em diversas freqüências de luz, o que permite medir precisamente com que velocidade essas estruturas se afastam entre si.

Nenhum comentário: