domingo, novembro 23, 2008

Dilúvio



A situação está muito feia em Santa Catarina, principalmente no litoral Norte e no Vale do Itajaí. Chove há dois meses quase que ininterruptamente. Vinte pessoas morreram e cerca de 15 mil estão desabrigadas. Já há quem compare a situação atual com a grande enchente de 1983, uma das maiores catástrofes do estado.

Tal como naquela vez, Blumenau é, de novo, o município mais atingido. A cidade está às escuras e a Defesa Civil calcula que o rio Itajaí-Açú deva chegar a 12 metros acima do nível normal às 6h desta segunda-feira. Esse é um nível crítico a partir do qual a região central também passa a correr sério risco de alagamento.

No centro, muitas pessoas não podem mais sair de casa. Por volta das 21h, o prefeito João Paulo Kleinübing ainda estava no QG montado no prédio da prefeitura, de onde era muito difícil sair. É possível que muitas, inclusive o prefeito, tenham que passar a noite lá.

Você pode acompanhar a cobertura por sites de notícias, como o Diário Catarinense, além dos sites das prefeituras dos municípios mais atingidos, como Blumenau, Balneário Camboriú, Joinville e Itajaí, e da Defesa Civil e do governo do Estado. Sobre Blumenau, uma boa opção é o blog coletivo Notícias de Blumenau.

Nenhum comentário: