segunda-feira, janeiro 09, 2006

Vovôs premiados



A propósito do último post (ainda não achei uma palavra em português pra isso!), vale a explicação de que Thomas Schelling foi acompanhado por Robert Aumann no prêmio Nobel de Economia de 2005. A bem da verdade, não se trata propriamente de um prêmio Nobel, já que não foi criado por Alfred Nobel. É, na verdade, o Prêmio do Banco da Suécia em Ciência Econômica, em memória de Alfred Nobel - mas isso também não importa muito.
Como ele mesmo disse na entrevista no dia em que ficou sabendo ser o vencedor, Schelling é mais um "usuário" da teoria dos jogos, enquanto Aumann, o barbudão, é um teórico dos jogos por excelência. Seus trabalhos mais conhecidos são aqueles que tratam dos jogos repetidos, nos quais os jogadores tendem a cooperar. Isso poderia acontecer até mesmo no famoso "dilema do prisioneiro", criado pelo professor Albert Tucker, de Princeton, para explicar o não menos famoso "equilíbrio de Nash".
Mas voltando ao Schelling, ele usa com maestria os conceitos da teoria dos jogos para explicar e analisar situações reais, como a tensão entre União Soviética e Estados Unidos, durante a Guerra Fria. Apesar de todas as críticas, a teoria dos jogos está cada vez mais presente em muitos campos do conhecimento, da economia à biologia. Qualquer que seja a situação em que dois ou mais participantes tomam decisões que podem afetar uns aos outros, a teoria dos jogos pode contribuir com suas ferramentas de análise. Mais adiante vou recomendar algumas fontes de leitura para os que se interessarem.

6 comentários:

Anônimo disse...

PH,

sugiro que publiques aqui também a bela matéria que fizeste sobre a Teoria dos Jogos.
Os leitores só terão a ganhar...

Abs., Tambosi

Paulo Henrique disse...

OK, professor, ótima sugestão. vou postar.
abração

Carlito Costa disse...

PH, eu costumo usar a palavra "nota" no lugar de "post" no meu blogue.

Scheling aplica teoria dos jogos à história? Gostaria de ler algo sobre isso.

Abraço.

Dauro Veras disse...

Teoria dos jogos? Aguardo curioso a sua matéria.

Dauro Veras disse...

PH, gostaria de lhe sugerir uma pauta: o Observatório Social acaba de publicar um estudo sobre o comportamento social, trabalhista e ambiental da Unilever em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Você pode acessá-lo na íntegra aqui. Abraço! D/

Paulo Henrique disse...

Grande Dauro! Vou checar. abração